Stanislao Gastaldon… Musica Proibita

É a vez de falarmos de um compositor que ficou mais famoso por uma música que compôs no lugar de suas óperas.

Martino Stanislao Luigi Gastaldon, nasceu em Turim, Itália, o 8 de abril de 1861, foi um compositor italiano, básicamente de músicas de salão para voz e piano. No entanto, ele também compôs música instrumental, duas obras corais e meia dúzia de óperas. Hoje, ele é lembrado quase exclusivamente por sua canção de 1881 Musica proibita, ainda uma das peças mais populares de música na Itália. Gastaldon também escreveu a letra de algumas de suas canções, incluindo a propria Musica proibita, sob o pseudônimo de Flick-Flock. Desde 1900, ele tinha resolvido morar permanentemente em Florença, onde faleceu o 6 de março de 1939, aos 77 anos de idade. Em seus últimos anos trabalhou também como professor de voz, crítico musical e negociante de arte.

Suas óperas: Mala Pasqua! (apresentada no Teatro Costanzi di Roma em 1890), Fatma (nunca apresentada), Il Pater drama lírico em 1 ato (Teatro Manzoni di Milano, 1894), Stellina (Firenze, 1905), Il sonetto di Dante (Genova, 1909), Il reuccio di Caprilana (Torino, 1914).

Vamos nos deliciarmos então com a interpretação de Música Proibita por um dos maiores tenores de todos os tempos, Enrico Caruso.

Anúncios

Uma resposta para “Stanislao Gastaldon… Musica Proibita

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: