FIDELIO NO THEATRO SÃO PEDRO DE PORTO ALEGRE

tsp

EM AGOSTO É A VEZ DE FIDÉLIO NO THEATRO SÃO PEDRO

No més de agosto será apresenta a ópera Fidélio no Theatro São Pedro, de Porto Alegre. A obra foi estreada pela OSPA em 1954.  A produção de 2013 tem a regência do sueco Carlos Spierer.

ÚNICA OBRA TEATRAL DE BEETHOVEN

Fidelio é a única obra teatral de Beethoven, que a compôs no ápice da sua maturidade artística. Mas a primeira versão, apresentada em 20 de novembro de 1805 no Theater an der Wien (Viena), com o título Fidelio, oder die eheliche Liebe (Op. 72), não teve recepção favorável do público, e Beethoven foi obrigado a suspender as apresentações.

Beethoven foi acusado de não saber escrever para as vozes, de tratá-las indistintamente como instrumentos e de ser pouco familiarizado com o gênero teatral. Apesar das duras críticas recebidas, o compositor arranjou uma nova versão em apenas dois atos, utilizando-se de um libretto revisto por seu amigo Stephan von Breuning. A obra foi reapresentada no ano seguinte (26 de março de 1806) com o título de Leonore (Op. 72a), mas não teve melhor sorte, sendo novamente retirada.

Só oito anos depois (1814), por solicitação do Theater am Kärntnertor, Beethoven voltou a trabalhar sobre Fidelio, com a colaboração do jovem Georg Friedrich Treitschke, que corrigiu uma vez mais o libretto, no sentido de melhorá-lo do ponto de vista teatral. A versão definitiva foi apresentada naquele mesmo ano, no dia 23 de maio. O sinal mais evidente do longo trabalho de composição são as quatro aberturas escritas por Beethoven para o Singspiel: duas compostas em 1804, uma em 1805 e a definitiva, feita em 1814.

ARGUMENTO

A acção é inspirada num facto real passado durante o período do terror (um período durante a revolução francesa). Os autores situam-na na Espanha do século XVIII.

O libreto não é brilhante mas a ideologia de beethoveniana tem aqui vantagem. Um jovem nobre, defensor da liberdade, é preso por um usurpador tirânico; uma mulher fiel e corajosa salva o prisioneiro da morte; um ministro faz triunfar a justiça libertando os prisioneiros.

Confira a programação no seguinte link: http://www.teatrosaopedro.com.br/tsp/programacao


Deixe um comentário